VOLUNTARIADOS

O que é ser Voluntário?

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou à distância:
Realizando ações individuais - Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo. 

Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente. 
Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade. 
Sendo Voluntário em Escolas - Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família que funciona nos finais de semana em todo o Estado de São Paulo. 
Legislação 
A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.

Dia Nacional do Voluntariado - 28 de agosto  LEI Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.


Institui o Dia Nacional do Voluntariado.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICAFaço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído o "Dia Nacional do Voluntariado", a ser comemorado, anualmente, a 28 de agosto.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, em 28 de agosto de 1985; 164º da Independência e 97º da República.


Uma das mais importantes razões do sucesso da Associação Mão Amiga é a ação permanente de seu valoroso grupo de voluntários.    
Nesta página, conheça alguns dos voluntários da entidade e os veja em ação nas diversas atividades em que eles se dedicam para tornar menos difícil a batalha dos pacientes contra o câncer.  
     
                                          
Joelson, é voluntário desde junho de 2009, e diz: " O trabalho é muito gratificante, a emoção de ajudar os assistidos é imensa, é muito bom ver o sorriso de esperança que os assistidos passa para nós, a vida passa a ter um  brilho diferente."
Lenirce se tornou voluntária da Associação em maio de 2010, auxilia constantemente os trabalhos no Bazar da Solidariedade entre outros trabalhos internos e sobre o voluntariado fala: " O trabalho voluntário nos engrandece muito e nos faz crescer como pessoa. Devemos ajudar a quem precisa. Tudo que fizermos nessa vida de bom, receberemos em dobro. Ser voluntária para mim é maravilhoso e gratificante
voluntaria Maria Lúicia
D.Lúcia, é voluntária Mão Amiga desde novembro de 2008, auxilia frequentemente nos trabalhos internos, principalmente na triagem de doações, como em trabalhos externos, (foto) Festival da Linguiça ela diz que "Amar nossos familiares é próprio do ser humano, mas amar aqueles que sofrem, ajudando-os é uma dádiva divina."
Para ser um voluntário da Associação Mão Amiga (não apenas atuando diretamente no Núcleo de Apoio, mas também em diversos outros setores) é preciso ir até a sede da entidade e preencher um formulário, do qual constam, além de dados pessoais, as informações sobre áreas de interesse do candidato e sobre sua disponibilidade de tempo. Todos os voluntários, antes de serem designados para as funções que irão exercer, passam por um minucioso treinamento, no qual aprendem mais sobre a instituição, sobre o câncer e sobre o modo adequado de lidar com os pacientes.
Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3322-3291, ou irem diretamente à sede da Associação Mão Amiga, na Rua Lassance Cunha, 39, no Centro de Formiga.   
 


Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito - o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário